O que você precisa saber antes de fazer o ENEM

by - outubro 03, 2018


Nesse momento tão importante que é a contagem regressiva para o ENEM, eu vim comentar um pouco com vocês sobre o momento antes da prova que vai definir todo o seu desempenho. Eu só percebi o quão importante era esse momento depois que vivi o total desespero no meu primeiro vestibular.

Primeiramente, nesse último mês de preparação, é quando nossos nervos ficam à flor da pele, e normalmente nos damos mal por conta disso. Vemos o nosso rendimento cair, as notas ficam mais baixas que o habitual e vamos nos desesperando aos poucos. 

Porém todo esse nervosismo é necessário nesse último mês, pois vamos aprendendo a controlar aos poucos os desesperos até chegar o grande dia. E para vencermos toda essa ansiedade antes do dia da prova eu vou listar para vocês as dicas que eu aprendi e adicionei à minha preparação (sim, esse é o meu ano de vestibular haha). Essas dicas contam para qualquer prova que venha a te deixar nervosa(o).

1. Simule a prova

É muito importante você simular a prova, com o tempo o número de questões, o ambiente e se imaginar completamente no momento real. O mais importante é você simular a prova depois de ter estudado a maioria dos assuntos pois os resultados da avaliação final vão ser mais próximos da realidade.

A partir de simulados frequentes você pode ir diminuindo o número de erros daquelas questões aparentemente idiotas que você errou por conta de pressa ou nervosismo. Nesse último mês de preparação você pode fazer simulados 4/3 vezes por semana (depende da sua disponibilidade, mas nunca deixe de fazer).

2. Analise os seus pontos fortes e fracos


Depois de fazer simulados e se entristecer um pouco com as notas (sempre fica a sensação de que podíamos ser melhores né), você vai precisar analisar seu desempenho, fazer anotações e se preparar para o próximo simulado.

° Anotar questões que errou por pressa
° Revisar assuntos das questões que errou (mas que você sabia o assunto)
° Deixar de lado aquelas que você realmente não conseguiu entender ou achou muito difícil (essa última se torna muito importante se você está na reta final da prova).

3. Calcule o tempo

É importante calcular o tempo e saber pular as questões que te pareçam difíceis ou que levam mais tempo que o normal para chegar no resultado. E você precisa saber disso logo no enunciado para não perder tanto tempo.

Como todos nós sabemos, temos o tempo de 3 minutos para concluirmos uma questão e cada 30 minutos você precisa ter feito 10 questões, então se você tiver feito 10 questões e o orientador não puxou o papelzinho do tempo, essa é a hora de comer e respirar fundo para continuar.

4. Vá com calma


Essa é uma das dicas mais importantes, se você perceber que não está tudo bem com você, isso inclui, dores, cansaço, tontura, fome, desespero, e notar que está lendo as questões e realmente não absorve nada do que viu, é melhor tomar uma atitude. 

Tire uns 5 minutos de prova e vá ao banheiro, molhe o rosto, respire fundo e coma uma coisinha, porque é melhor perder um tempinho do que se desesperar e cometer erros bobos na hora de responder. 

5. Reconheça seus limites


Se você sabe que chegou a hora e está precisando concluir o gabarito, mas não terminou todas as questões, chegou a hora de chutar conscientemente. Não fique enrolando e lendo as questões mais difíceis que você deixou para o final faltando apenas 10 minutos. 

Nesse momento é importante contar a quantidade de letras marcadas por cada área na prova e saber que elas são proporcionais, assim as questões que você não conseguiu responder podem até sair certas se você seguir esse método.

Normalmente por área do conhecimento a média das quantidades de vezes que cada letra deve ser marcada é de 09.

You May Also Like

12 comentários. Clique aqui para comentar também!

  1. Oi Bru! Faz alguns anos que saí da escola, mas lembro de como era tensa a semana de fazer o ENEM. As aulas são voltadas só para isso e a gente mal consegue pensar em outra coisa a não ser a prova. Dicas assim como as do post ajudam demais quem está passando por esse momento também, já que por conta do nervosismo a gente acaba esquecendo até do básico né?

    Um beijo,
    Rê | https://rivieredusouvenir.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm! realmente o controle do nervosismo é muito importante na hora de fazer a prova! <3

      Excluir
  2. Oie, tudo bem?
    Ótimas dicas! O Enem é uma prova muito cansativa, é preciso ter calma, serenidade e confiança pra fazê-la sem sair da prova querendo surtar. Desejo uma ótima prova a todos os estudantes que farão esse ano!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está certíssima! Pelo fato de ser uma prova muito longa o cansaço sempre tenta pegar a gente não é mesmo.

      Excluir
  3. Preparação é realmente super importante, amei as dicas. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
  4. Excelentes dicas! Acho a do tempo a melhor, pois não prestar atenção nisso é um tiro no pé.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! É importante demais controlar o tempo da resolução das questões. ^^

      Excluir
  5. Que poste maravilhoso.
    Bem explicado, ótimas informações.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Esse ano não vou fazer enem, mas ano que vem eu vou. Adorei as dicas, concordo com tudo, já passei por essa fase antes.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir

- Caso você tenha um blog deixe o link dele no comentário para que eu possa fazer uma visita! :)
-Bem Vindo(a) e volte sempre!