Um papo sobre: Quarentena e ansiedade

by - março 30, 2020


Atualmente estamos enfrentando um momento muito delicado no mundo todo, são dimensões gigantescas as que o Covid-19 vem tomando e encaramos um fato complicado na história. Muitas pessoas em casa, muito uso da internet e muito conteúdo sendo criado para entretenimento e ocupação do tempo de forma integral dessas pessoas.

Passei um tempo sem postar no blog por motivos de confusão mental, estive mais quieta e tentando entender tudo o que viria a encarar daqui pra frente (meu aniversário está chegando, e essa situação toda com a pandemia me deixaram um pouco ansiosa). Peço desculpas aos leitores e aviso que já podemos voltar com a programação normal.😋

Uma coisa que percebi nessa semana que se passou foi uma chuva de conteúdos que me diziam o que fazer com o meu tempo e como utiliza-lo de forma útil. Entendo a finalidade de manter as pessoas entretidas e em casa, mas ainda assim me senti pressionada a
 fazer o que quer que fosse que me diziam ser útil e por esse mesmo motivo acabei por não fazer nada e me senti frustrada.

Claramente estamos em uma posição privilegiada, por termos acesso à informação tão rapidamente, por conseguirmos consumir os mais variados conteúdos, e é importante fazer isso de forma consciente. Não dá para consumir todos os conteúdos interessantes e acompanhar todos as lives legais. Respeite o seu tempo, é importante dosar o nosso consumo escolha um nicho, marque horários e descanse.
"Essas ferramentas trazem estímulos que ativam o cérebro, deixando-o sobrecarregado. O excesso de informação visual e sonora dificulta a redução de velocidade do funcionamento cerebral para entrar no modo de relaxamento. [...] Além disso, como as pessoas costumam realizar outras tarefas enquanto mexem no celular, o cérebro tornou-se multitarefa e está constantemente sob estresse."   
° Lucas Spanemberg, professor da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Fonte: clique aqui.


Filmes, séries, cursos, exercícios físicos, jogos, tudo está disponível online e aos poucos nos sentimos enfadados, cansados, não por falta de opção, mas talvez pelo excesso dela. Aos poucos pude perceber que me sentia ansiosa por não estar acompanhando tudo ou dando utilidade ao meu tempo. Então resolvi parar um pouco e pensar sobre como toda aquela situação estava sendo absorvida por mim.

O que quero dizer é que talvez você possa passar por isso, e agora mais do que nunca precisamos desacelerar para evitar a ansiedade, a internet tem um ritmo muito rápido, conteúdos sendo criados e postados em segundos que as vezes não conseguimos acompanhar e consequentemente sentimos que não estamos fazendo o bastante. 

O objetivo desse post é unicamente levantar um olhar diferente em meio à chuva de entretenimento. São tempos difíceis, se cuidem e sinta-se confortável seguindo o seu ritmo. Ocupar a mente pode ser uma boa solução a curto prazo, mas é importante ficar atento aos seus sinais e saber a hora de dar um tempo e quem sabe pensar sobre como realmente se sente. Além disso, a situação já está sendo complicada o bastante para encontrarmos meios de nos cobrarmos num momento como esse. 💛💛


Se precisar de ajuda ou alguém pra falar sobre como se sente nesse momento, entre em contato com o CVV (Centro de Valorização da Vida) clicando aqui.




You May Also Like

62 comentários. Clique aqui para comentar também!

  1. Eu queria saber onde arrumar tempo pra fazer tudo que estão mandando fazer, kkkkkk. Porque até semana passada eu estava de férias e ainda ver um filme e cozinhar, mas hoje voltei ao trabalho [de casa, graças a Deus] e foi tão corrido que não tive tempo nem de me atualizar, rs.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom saber que você está conseguindo trabalhar em casa! E espero que encontre um tempinho pra descanso!Hahaha

      Excluir
  2. Sou muuito ansiosa e nessa quarentena tem sido muito difícil manter minha cabeça em ordem, rs. Mas, aos poucos vamos assimilando tudo, mantendo a calma e tudo vai ficando bem! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Isso tudo aconteceu de um jeito muito repentino e o impacto foi grande pra quem é ansioso :/ Mas aos poucos conseguimos controlar a situação <33

      Excluir
  3. a situação é bem complicada!
    eu confesso que pensei em fazer um monte de coisa, mas na real não tive vontade de fazer nada! e tudo bem! tô tentando só manter a minha rotina com blog e youtube!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No começo eu também me vi perdida! Agora me sinto um pouco disposta :)) Boa sorte, Lu!

      Excluir
  4. Eu realmente fico cansada e ansiosa exatamente por ter tantas opções e nessa quarentena quero fazer coisas legais e não necessariamente úteis.
    Mas por ver tanta coisa nesse sentido acabo me culpando justamente por não estar fazendo algo útil. Porém também temos que perceber que o que é útil pra você não é útil pra mim e por aí vai...
    Enfim, que fique bem e que essa fase passe logo! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIMM! E também é importante pensar que temos uma pandemia rolando lá fora, não deveria ser o momento de muitas combranças e sim de bem estar <33 Espero que esteja bem, Valéria <33

      Excluir
  5. Sempre fui de ficar em casa, mas agora já tô ficando ansiosa porque quero voltar a fazer pequenas coisas que eu fazia antes. Parece que essa Pandemia nunca acaba D:. Mas é fazer mesmo algumas coisinhas (uma de cada vez) pra se distrair e tentar conter a ansiedade. Uma hora passa!
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sinto muita falta de fazer coisas pequenas! Só agora que percebo que não gostava tanto assim de ficar em casa hahaha
      Se cuida, carol <33

      Excluir
  6. Olá!
    Precisamos de tempo para relaxar, para pensar e para simplesmente não fazer nada. Mesmo em casa uma rotina é essencial, comer nos mesmos horários, fazer algo que gostamos e ter um tempo para meditar é ótimo.
    Muitas vezes me sinto sobrecarregada e outras tantas parece que você/eu é a única pessoa improdutiva nessa era, mas todos somos feito de fases e temos que aprender a respeitar nossos momentos.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Vanessa!! Acho que se permitir a apenas não fazer nada e aproveitar a solitude é extremamente importante!

      Excluir
  7. realmente estamos vivendo em tempos muito difíceis e é preciso desacelerar, sim!
    belo post

    beijo
    Aminadefe

    ResponderExcluir
  8. Tentar manter a cabeça centrada e controlar a ansiedade durante esse período tem sido uma tarefa complicada, mas essencial para não perder o controle diante das circunstâncias. Excelente texto.

    www.tendenciacosmica.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto mais o tempo de quarentena se alonga mais são as nossas preocupações! Importante manter pensamentos positivos e muita calma :)

      Excluir
  9. You have a wonderful blog! The topics you write about are very close to me. Thank you for sharing your thoughts!

    I follow you through GFC! If you want, go to my blog :)

    MY NEW POST: TOP 11 VERY CHEAP PROM DRESSES 2020 ♥

    ResponderExcluir
  10. Por acaso para rentabilizar mos o tempo temos usado a técnica de pomodoro fizemos um post no blog sobre isso passe por lá talvez consigamos ajudar :*
    Beijinhos, https://damselme.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei a postagem, meninas!! Usava essa técnica quando estudava pro vestibular é realmente muito útil! Obrigada pela visita <3

      Excluir
  11. Mega te entendo, de coração. ♥ A intenção desses conteúdos é boa, sem dúvida. Mas a gente realmente tem de ter cuidado para que o efeito não seja o oposto. No começo, por exemplo, fiquei triste porque tava todo mundo fazendo vídeo conferência com os amigos e eu nada. Meio que me senti um peixinho fora d'água hehehe. Depois rolou e eu entendi que não precisa ter padrões para essa quarentena. Tem que consumir, fazer o que te faz bem. Tem que tentar levar com leveza, mas tudo bem se dar aquela surtadinha. Enfim, na prática a teoria é mais complicadinha, mas vamos que vamos! ♥ Se cuida e vai no seu tempo!

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Carol!! Estamos passando por um momento muito complicado lá fora e não precisamos de ainda mais competitividade e sobrecarga, tudo bem ir devagar :))

      Excluir
  12. Olá,
    No início até estava me deixando absorver as notícias assiduamente, agora ando evitando algumas redes. Só olho em determinados horários.
    E jornal só vejo quando meus pais estão vendo.
    Já lido com a ansiedade normalmente, e todo cuidado com a paranóia nunca é demais.
    Ótimo texto.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu levei um tempo pra entender a dimensão do problema e como estava me afetando! Aos poucos vou retomando as coisas com calma <3 Continua se cuidando, Nana <3

      Excluir
  13. ótimo post! Realmente é um período difícil e que se a gente não tiver cuidado pode gerar ansiedade, ou algum transtorno, é importante saber relaxar e ter paciência, fé e sobretudo, ficar ocupado em alguma tarefa, isso tem me ajudado bastante.
    Bjos

    http://www.garotadoscremes.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm, Glaucia!! Ultiamente estou tentando ocupar a mente me dedicando à arte <3

      Excluir
  14. Oi, flor
    Que post relevante!
    Amei a sua iniciativa!

    Se cuida e cuida dos teus ♥
    Beijinhos 😗
    Thay - Sankas Books

    ResponderExcluir
  15. Não estou de quarentena os meus amigos/familiares encontram em quarentena e dizem que mantém um fazem um horário para não parecer ou não acabarem por não fazerem nada
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é muito importante se manter ocupado com o que nos faz bem <3

      Excluir
  16. Muito bacana a postagem! Eu também sinto que tá todo mundo sendo pressionado a fazer algo nesse momento, não ficar parado... Eu tenho tentado me focar mais nas coisas que eu gosto de fazer e quero realmente fazer, não em ser superprodutiva.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é muito bom! Eu também venho tentando manter o foco no que realmente importa e faz bem pra mim!

      Excluir
  17. Oie! Muito complicada a situação que estamos vivendo... :(
    Espero que o quanto antes tudo se resolva. Adorei o post!

    Beijos,

    Gêmeas De Rosa

    ResponderExcluir
  18. A razão para a minha ansiedade nesta quarentena é a quantidade absurda de carga horária, de trabalhos para fazer e frequências da faculdade. Nunca tive tão pouco tempo para mim, muito menos estando em casa os dias inteiros! Mas acredito que tudo se vai resolver pelo melhor XD

    https://little-cherry-wine.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, é realmente muito complicado tudo isso! Espero que consiga encontrar algum tempo pra descanso mesmo que curto! Sobrecarga é sempre problemática <3

      Excluir
  19. Bom dia!
    Tive de selecionar o que ia realmente conseguir fazer, são muitas as opções mesmo! Houve dias que abri várias abas de cursos e minha vontade era fazer todos. Passada uma semana, parei de me enganar: foquei apenas naquilo que realmente seria essencial para mim e decidi fazer uma coisa de cada vez, sem pressão!

    Abraçz
    Motivos Pelos Quais Estou Feliz Hoje

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou seguindo esse ritmo! Uma coisa de cada vez e também tento manter pensamentos positivos!!

      Excluir
  20. Isso ai! Calma e paciência! Logo isso tudo passa! Por enquanto precisamos nos cuidar..Saúde pra gente! ♥

    ResponderExcluir
  21. a situação tá tensa. Mas, tenho me sentido disposta mesmo trabalhando home office. Fui me policiando pq saúde mental é importante neste momento.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  22. Amei o post. Esses dias tem sido horríveis para mim, não consigo nem levantar da cama e ficava me sentindo culpada por não 'aproveitar' o tempo sendo produtiva como tudo mundo está sendo. Agora estou levando um dia de cada vez e tentando não pensar muito
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também passei por isso no começo da quarentena! Agora me ocupo apenas fazendo o que eu gosto :)

      Excluir
  23. Oi!

    O que vc disse é importantíssimo, devemos respeitar nosso tempo e limites. Tentar manter a rotina de uma maneira saudável, sem pirar pra assistir todas as lives, ler todos os livros e assistir todos os filmes. Tudo no seu tempo =)

    Beijos!
    Gábi
    www.gabrielaer.com.br

    ResponderExcluir
  24. Essa situação está bem complicada. Vamos torcer para acabar logo.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  25. Nestas alturas é complicado não ficar ansiosa! Não imagino as pessoas que já são diáriamente como ficam nesta situação. Belo texto!
    Seguimos você!

    Beijinhos :D

    https://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderExcluir
  26. Estes dias tem sido complicados para muitas pessoas, ou para a maior parte mesmo... As pessoas só querem que isto passe depressa, e eu também confesso! Fiquei com algumas coisas pendentes, como o meu trabalho... Estamos, quase todos, numa corda bamba :s

    https://blogda-joana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está tudo muito complicado, tem dias que eu não consigo fazer nada :/ mas vamos manter a calma e evitar tantas cobranças :/

      Excluir
  27. Nossa, está muito difícil. Não consigo me concentrar em livros, séries ou filmes. Estou apenas trabalhando, hoje é que tirei um tempo para mexer no blog e me ajudou bastante. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está realmente tudo muito complicado! :/ esperamos que passe logo!

      Excluir
  28. OI Bruna, um ótimo posts esse. Ficamos nessa busca por ocupar o tempo e isso gera mais ansiedade. É importante se permitir fazer nada, se desconectar, ter um tempo pra olhar para o teto ou pela janela. Em alguns momentos sinto que estou meio inútil, em outros sinto que estou muito acelerada fazendo tudo ao mesmo tempo. O importante é respirar, pausar e aceitar o nosso tempo.
    Vamos nos adaptando e resistindo
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Chris! Nessa situação é extremamente importante estarmos de bem conosco!

      Excluir
  29. Oi! Realmente esse período de incertezas e quarentena nos traz muita ansiedade e inquietação. Acho que o melhor é respeitar nosso tempo e tirar alguma lição disso tudo.

    https://naoseavexe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Maravilhosos esse post, ajuda demais nesse momento que estamos passando.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir

- Caso você tenha um blog deixe o link dele no comentário para que eu possa fazer uma visita! :)
-Bem Vindo(a) e volte sempre!