Como criar bons conteúdos pra internet de forma saudável

by - novembro 21, 2020


Hoje quero escrever um pouquinho sobre a criação de conteúdo e como podemos trabalhar de forma saudável, evitando ansiedade e mais dor de cabeça. Vou dar dicas de como você pode construir bons conteúdos mas ao mesmo tempo preservar seu limite e sua saúde com um bom planejamento

Vejo que principalmente no Instagram cada vez mais pessoas querem trabalhar com conteúdo, e é muito importante criar de forma saudável e conseguir manter uma constância no trabalho. 

Mas como nada que reluz é ouro adianto que vão haver sim altos e baixos, mas o mais importante é a gente se preparar para eles.

👩‍💻O BLOQUEIO CRIATIVO SEMPRE VOLTA?

Pra quem já trabalha com criação de conteúdo há algum tempo sabe que a ansiedade e o bloqueio criativo andam de mãos dadas. Não é fácil lidar com isso no começo, mas aos poucos a gente entende no nosso ritmo e conseguimos driblar as adversidades.

Mas se o seu bloqueio criativo sempre volta é hora revisar suas ações e pensar em como elas estão nos afetando.

É muito importante entendermos mais sobre nós mesmos primeiro e aqui estão algumas perguntinhas:

  • Eu costumo ficar muito tempo nas redes sociais?
  • Deprecio o meu conteúdo comparado com o de outros criadores?
  • Minhas pesquisas são de boas fontes?
  • Eu não estou trabalhando demais?
Após essas perguntas, pensem comigo: Estar muito tempo nas redes sociais não é benéfico pra ninguém, por mais que seja seu ambiente de trabalho ele gera estresse, ansiedade e muitas dores de cabeça se você não dosar o tempo.

Comparar nossos conteúdos com o de outros criadores pode ser um tanto positivo se fizermos isso com cautela, nos ajuda a evoluir e ter inspiração, mas cuidado, não menospreze o seu esforço nem copie nada de ninguém, dê valor ao seu trabalho e lembre-se que sempre vai haver o que melhorar.

Pesquisar de fontes confiáveis é a melhor coisa que você pode fazer, ler artigos procurar pesquisas e dados dá um valor imenso ao seu conteúdo! Não tenha medo de ""perder"" um tempo a mais com isso.

Nunca se deixe chegar ao limite, se você se desgastar demais em um dia, não vai haver mais disposição no resto da semana e isso pode se refletir na qualidade do seu conteúdo. Por isso, divida as tarefas e faça um planejamento com antecedência da sua semana/mês. 

👩‍💻PARE PRA PENSAR 

A gente vive carregado de coisas pra fazer/ sob pressão e as vezes parar pra escutar a si mesmo é o ideal, quando nossa mente está carreada, fica mais difícil ter ideias criativas e parece que a nossa cabeça vai explodir de tanta coisa que estamos pensando. 

Em dias assim (se puder) deixe a sua mente fluir e comece apenas escrevendo, escreva sobre o que está pensando, isso pode te ajudar a esvaziar a cabeça e te dar mais tranquilidade pra ir com tudo na criação de conteúdo.

👩‍💻ESCREVA O QUE VOCÊ SABE SOBRE O ASSUNTO

Fazer pesquisas é um do fatores mais primordiais para a criação de conteúdo, mas o que também tem igual importância é você colocar a sua identidade nas postagens.  

Por isso comece escrevendo sobre o que você sabe do tema, qual a sua opinião? Conteúdos que humanizam a sua marca é de extrema importância pois faz os seus seguidores/clientes se sentirem próximos de você.

Isso também evita que você crie conteúdos mais do mesmo e consiga deixar a sua identidade no que quer que seja que está fazendo. 

Faça um brainstorm das ideias que você já tem para a postagem e escreva o que você sabe, mas não deixe de pesquisar: defina tópicos pra que na hora da etapa de pesquisa ideias mais sólidas surjam.

👩‍💻CONSTÂNCIA NAS POSTAGENS

Esse é um grande problema. Nós não somos seres constantes e tampouco máquinas, se você tem uma marca pessoal é provável que já tenha se desculpado algumas vezes por ter "sumido". E esse é um dos fatores que constantemente acontecia comigo, minha rotina não permite uma quantidade de posts alta e as vezes eu me desesperava porque estava sempre sumindo aqui do blog, pensando nisso segue algumas dicas:

Defina os dias de postagens, por exemplo: aqui no blog eu só consigo fazer uma postagem por semana, então deixo claro para mim e pro meu público que é o que consigo fazer por enquanto! Deixar predefinido o dia da postagem, te permite mais tranquilidade pra criar os seus próprios conteúdos sem pressa. (aproveitando o momento, temos post toda segunda por aqui hehe)

Fique sempre um passo a frente: anote as ideas de conteúdo que aparecerem na sua mente, num caderninho ou checklist específica pra isso. Vá criando os conteúdos aos poucos (no meu caso, levo alguns dias pra criar os conteúdos daqui), e não poste tudo de uma vez, só nos dias que você planejou. Vai por mim, se fizerem isso aos poucos vocês vão conseguir uma grande quantidade de conteúdos programados.

👩‍💻NÃO DEPRECIE O SEU CONTEÚDO

Entendo que existe aqueles momentos que nosso engajamento está meio ruim e parece que todo conteúdo é melhor do que o nosso, mas pensa comigo, se  diminuir nosso conteúdo não vai fazer mudança alguma no seu resultado.

A comparação não é de todo mal, podemos visualizar o que se pode melhorar naquele conteúdo, ter esse olhar crítico nos ajuda a crescer e não cometer os mesmo erros dos outros. Pense diferente e comece a observar o que pode fazer pra se diferenciar do que todo mundo escreve.

_________________________________________________________________
Gostou do post? salva como pin pra não perder essas dicas!💕











You May Also Like

11 comentários. Clique aqui para comentar também!

  1. Oi!
    Uma coisa que me deu paz ao criar conteúdo foi finalmente descobrir um ritmo que funcione para mim, eu sei que ele é abaixo do que o povo recomenda por conta de algoritmos, mas ele funciona. As ideias de conteúdo eu mantenho em um caderninho e no Google Keep, pois as minhas ideias não escolhem a hora de virem kkkk

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ei, Bruna, tudo bem? Esse seu post é super importante, principalmente para mim, que sou uma "blogueira" iniciante. Às vezes eu me pego me martirizando ou diminuindo os meus posts. Mas é como você disse, esses sentimentos não resolvem nada. E às coisas se ajeitam aos poucos. Eu amei o post!


    Books House

    ResponderExcluir
  3. Oi, Bruna. Tudo bem?
    Excelente post! super importante para o produtor de conteúdo aprender manter uma boa relação com a produção e a mentalidade.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  4. Olá Bruna! Obrigado pelas dicas! Algumas delas já as faço nas publicações do Bluestrass..

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderExcluir
  5. Que post mais incrível! Essas dicas estão demais.
    As vezes bate o desânimo com o engajamento no Instagram, mas ainda bem que logo passa. xD

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  6. Gostamos muito do post, porque temos uma marca de roupas e o blog, então nem sempre é fácil ser criativo para criar para dois lugares e acabamos sempre nos cobrando demais.

    Beijos


    http://onlyinspirations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Bruna,

    Incrível seu trabalho nesse post. Dificilmente vemos alguém falando sobre a criação de conteúdos e nossas dificuldades do cotidiano relacionado a eles.
    Adorei!

    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  8. Amei as dicas e acho que bloqueio criativo sempre vá existir mas, precisamos aprender a respeitar nosso tempo e sempre nos esforçar para deixar alguns conteúdos prontos, tipo o que postei hoje, foi uma resenha mas, essa semana eu não teria como passar mais tempo fazendo as coisas na net por prolemas pessoais, então para um melhor cronograma é bom ter alguns posts prontos.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ai, que post relevante, eu AMEI ♥
    Eu gostei de tudo que você pontuou, muita coisa eu já fazia, outras vou lembrar desse post na hora haha

    Beijinhos 😘
    Thay - Sankas Books

    ResponderExcluir
  10. Olá Bruna, tudo bem?
    AA eu adorei a sua postagem e as dicas (vou pôr algumas em prática). Uma coisa que peco muito é isso de ser constante, posto uma vez, passo semaaaaaaanas até conseguir criar vontade para postar algo legal. Eu realmente gosto de pesquisar, criar um post, dedicar um tempo para isso, mas às vezes admito que bate um certo desânimo, porém sigo tentando não deixar que esse desânimo tome de conta.

    Beijos,
    https://treesdedezembro.blogspot.com/

    ResponderExcluir

- Caso você tenha um blog deixe o link dele no comentário para que eu possa fazer uma visita! :)
-Bem Vindo(a) e volte sempre!