Resenha | Jane Eyre - Charlotte Brontë

by - outubro 05, 2020


Jane Eyre | Charlotte Brontë | 578 páginas | Clássico Histórico | 1847 | ⭐⭐⭐⭐⭐+💕 

Há alguns dias atrás eu fiz uma enquete no Instagram perguntando qual livro vocês gostariam que fosse a próxima resenha aqui do blog e como promessa é dívida, hoje eu trago esse Romance da autora Charlotte Brontë.

Jane Eyre é uma autobiografia ficcional da Brontë em forma de Romance, que em sua época publicou o livro com um pseudônimo que fugia do feminino, já que mulheres em tal posição de escritoras não eram bem vistas pela sociedade de forma geral.

Charlotte e suas duas irmãs (Emily e Anne) se tornaram as mais importantes romancistas mulheres de todos os romancistas da Inglaterra na época. E sabendo disso fiquei ainda mais interessada na leitura, que não me arrependi e tenho como favorita da vida!

Resenha | Jane Eyre - Charlotte Brontë 
*não contém spoiler*

O livro mostra o amadurecimento de Jane durante sua vida, passando de criança, jovem, até a vida adulta. O livro é narrado em primeira pessoa mas com uma visão madura da personagem, que relata acontecimentos do passado com maturidade e sempre abrindo espaço para interagir com o leitor.

Logo de início o livro já nos apresenta a uma Jane de 10 anos de idade, órfã há alguns anos dos seus pais, precisou ficar sob os cuidados do seu tio que que também já morreu, deixando-a apenas com a tia e seus três primos, que juntos possuem grande desdém da garotinha e a tratam com desprezo e de forma abusiva.

Em um desses episódios de abuso dentro de casa, Jane é mandada por sua tia para para um internato em Lowood, um lugar insalubre, onde crianças vivem com migalhas e maus tratos. Mas mesmo assim, Jane tinha claro em sua mente que queria independência, longe da sua tia e toda aquela família a qual nunca foi bem vinda.

Jane é uma menina de personalidade forte, questionadora, que não se submete a desempenhar o papel feminino preestabelecido pela sociedade, ela tem opinião própria e a gente consegue perceber a evolução da personagem e como ao mesmo tempo ela não perde sua essência no decorrer do livro.


“Supõe-se que as mulheres são muito calmas em geral, mas elas sentem da mesma forma que os homens; precisam tanto de exercício para suas faculdades, e de um campo para seus esforços, quanto seus irmãos.”

 


Trabalhando como professora no mesmo internato por alguns anos, Jane enfim consegue emprego como governanta para ensinar uma garotinha francesa em uma mansão em Thornfield Hall. E é agora que o romance começa a tomar forma na narrativa e ela se depara com uma paixão avassaladora pelo Sr. Edward Rochester, seu patrão.

O desenvolvimento desse romance como é de se esperar, vem de forma intensa e muito bem construída, aos poucos percebemos o quanto Jane nega esse sentimento por seu patrão e o quanto ele se entrega à esse amor. Os dois de certa forma são como almas gêmeas pois se conhecem muito bem e são muito parecidos, apesar de possuírem quase 20 anos de diferença.


Os diálogos dos dois são incríveis, cheios de sinceridade, engraçados e apaixonantes. Mr. Rochester e Jane são personagens fortes, intensos e sensíveis ao mesmo tempo. Quando os dois estão em cena, a leitura passa a ser leve e provocativa, sentimos os olhares penetrantes e toda a tensão nas conversas, que não deixa de ser muito bem produzida.

Jane está longe de ser uma mulher tímida, ela já viveu de forma muito degradante pra ter medo de alguma coisa, e claro, não tem vergonha de responder com toda sinceridade aos questionamentos do patrão e nem se esquiva do seu porte sombrio e severo. Acredito que a afronta e audácia de Jane foram um dos grandes motivos pelo qual Mr. Rochester se apaixonou perdidamente por ela.

Mas como é de se esperar, nada é tão fácil para a personagem, muitas coisas acontecem, Jane tem muito o que descobrir sobre si mesma, é uma mulher livre, dona de si e incapaz de largar toda a sua liberdade de uma hora pra outra sem se sentir 100% confiante de que é isso que deve ser feito.


“Pensa que só porque sou pobre, obscura, sem atrativos e pequena, não tenho alma nem coração? Eu tenho tanta alma e tanto coração quanto você.”



A narrativa é recheada de mistérios e muito bem escrita, em vários momentos me peguei apreensiva e sentindo todas as dores da personagem. Jane é uma mulher forte, inteligente e inspiradora, mas acima de tudo ela é passional, mesmo que seja observadora e um tanto fria, ela valoriza as coisas do coração e não tem medo ou vergonha de defender o que acredita, nunca teve nada de bom grado e está disposta a lutar pra conquistar seu espaço, que de fato conquista.

Estou muito satisfeita com a leitura, um livro de mais de 500 páginas conseguiu ter um ritmo muito fluido, não se tornou nenhum pouco cansativo pra mim nem é uma leitura complicada, muito pelo contrário, Brontë consegue se aproximar do leitor e envolvê-lo em cada capítulo.


“E é pobreza de espírito dos seus privilegiados companheiros dizer que elas devem se limitar a fazer pudins, cerzir meias, tocar piano e bordar almofadas. Condená-las, ou ridicularizá-las se agem ou aprendem mais do que o preconceito permite ao seu sexo – constitui uma insensatez”

 


Esse romance é com certeza um dos melhores que já li, diferente de outras narrativas de época que mesmo tendo mulheres protagonistas a frente do seu tempo, existem algumas cenas que pra nós leitores do século XXI são pouco convincentes ou causam assombro, Jane Eyre consegue ser completamente perfeito e inspirador mesmo sendo uma obra publicada em 1847. 

_______________________________________________________
Gostou da resenha? Ativa as notificações do blog pra não perder as novidades!






You May Also Like

30 comentários. Clique aqui para comentar também!

  1. Menina, eu morro de vontade de ler todas as irmãs Brönte. Sua resenha só aumentou o meu desejo!

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Já tinha visto esse livro em alguns lugares mas nunca tinha procurado saber sobre o que se tratava. Adorei sua resenha e saber mais sobre ele.

    Beijinhos
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna, tudo bem? Eu amo Jane Eyre, adoro o fato da protagonista ter uma profissão e não depender de um marido pra viver! É um dos meus preferidos!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Esse livro, mesmo sendo clássico, nunca dei uma chance a ele, acredita? Preciso mudar isso urgente!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bruna!
    Eu amei a resenha e a premissa do livro! Confesso que por ter sido escrito há muitos anos atrás, tenho um certo receio de não conseguir fluir com a leitura por conta da linguagem e dos costumes da época.
    Mas achei a história tão rica em detalhes e os personagens tão bem construídos, que não tem como não sentir curiosidade haha :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha. Eu estava doida para ler esse livro, mas achei que ele teria uma narrativa mais complicada e que teria que fazer um cronograma para ler. Muito bom saber que é tudo fluido.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que resenha maravilhosa!
    Aparenta ser um livro ótimo!
    Beijos.
    https://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Acho que já vi o filme.
    Fiquei com vontade de ler o livro.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  9. É um clássico né? Nunca li ele, mas tenho interesse.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  10. ainda não conhecia, mas achei bem interessante

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  11. Esse livro está na minha lista de leitura, acho que vou achar incrível assim como você.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Esse livro é incrível, eu preciso reler.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia,mais achei a resenha bastante interessante.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Parece ser um ótimo livro!!
    Gostei de saber um pouco da autoria, história de de admirar.
    Fiquei curiosa pela Jane no livro também...
    Adorei a resenha!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Este livro está na minha listinha faz muito tempo, eu curti sua resenha.
    Beijos,

    Marcela Miranda

    ResponderExcluir
  16. Nunca tive vontade de ler Jane Eyre, sempre achei que não ia gostar e que ia demorar horrores para ler. Mas vendo essa sua resenha, menina, fiquei com muita vontade de ler. Só fiquei meio triste quando vi que são 500 páginas haha, livros mais grandinhos tendem a me deixar desanimada ultimamente! Mas de qualquer forma, vou dar uma chance.
    Beijos
    https://treesdedezembro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Eu AMO demais essa obra e amo as irmãs Brontë, chorei muito com esse livro porque me pegou de jeito! É perfeito demais

    ResponderExcluir
  18. Olá, Bruna

    Eu livro estava na minha TBR de 2020, mas meu ritmo de leitura caiu muito nessa pandemia. Eu assisti ao filme e achei a história ótima, imagino que minha experiência com o livro será ainda melhor.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  19. Oi, Bruna!

    Adorei a resenha! Já vi muitos comentários positivos sobre essa obra, fico sempre curiosa em conferir graças aos elogios

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi Bruna,
    Eu tenho uma edição de Jane Eyre aqui em casa e quero lê-la em breve!
    É uma das minhas metas para clássicos, nem assisti ao filme ainda porque quero me surpreender com a narrativa.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Olá, Bruna.
    Eu peguei o e-book dele de grátis na Amazon e comecei a ler porque vi muitos comentários positivos sobre ele. Mas confesso que por enquanto abandonei a leitura. Li quase umas cem páginas empurrando com a barriga porque não me conectei com a história. Quando voltar a ler vou ter que começar do começo porque nem lembro mais do que li.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  22. Eu estou louca por esse livro, não tive coragem de ler o ebook porque quero ter ele na minha estante. Sua resenha só me faz querer comprar o livro o mais rápido possivel.

    Beijinhos
    Renata

    ResponderExcluir
  23. Todo mundo está falando sobre esse livro onde quer que eu olhe. Acho que é um sinal pra colocar nas próximas leituras, em? Parece avassalador!

    https://naoseavexe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Adorei sua resenha! Fiquei bem curiosa!

    Beijos!
    tucacheias.com

    ResponderExcluir
  25. Pronto, depois dessa resenha quero e muito ler este livro, fiquei encantada como você descreveu e já vou por em minha lista

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir

- Caso você tenha um blog deixe o link dele no comentário para que eu possa fazer uma visita! :)
-Bem Vindo(a) e volte sempre!